O que fazer em Porto – Portugal

 

O que fazer em Porto?

Não entendo como eu achava Portugal sem graça, antigamente, porque hoje em dia acho um dos países mais incríveis que conheci na Europa. Naquela pequena “tripinha”, eles conseguem ter tudo: praias maravilhosas, montanhas, cidades medievais, por aí vai. Fora isso, ainda tem a melhor culinária e vinhos de toda a Europa (segundo minha opinião).

Nunca tinha ido a Porto e todo mundo falava que era parada obrigatória. Então, decidimos pegar uma ponte aérea em Lisboa até Porto. Fomos pela TAP e tem voo a cada 1 hora. O voo é bastante rápido (cerca de 50min). Uma boa opção também é ir de trem, ou alugar um carro e sair parando em outras cidades (essa é a mais legal se você tiver tempo).

Passamos 2 dias em Porto e fizemos esse roteiro por lá. Dá pra fazer bastante coisas em poucos dias.

Fomos no verão (início e junho de 2017) e estava cheio de turistas. Falaram por lá, que esse ano estava bem movimentado desde janeiro. Mesmo sendo uma cidade bem turística, os preços são amenos.

capa
Rio Douro

Chegando em Porto (Portugal), o que fazer?

Ficamos em Vila Nova de Gaia. Para quem não sabe, o Rio Douro corta as duas cidades que parecem ser uma só. Para ir até Porto é só cruzar o Rio. Alugamos (pelo Booking) um apartamento que valeu muito a pena, foi 49 euros a diária e era novinho, confortável e além disso, bem localizado (e tinha som dentro do box do banheiro \o/). Era bem pertinho do Rio Douro e de várias caves.

Primeira coisa que fizemos foi andar pelas margens do Rio Douro. No caminho fomos vendo artistas de rua, comendo pastéis de nata, bolinho de bacalhau e vinho do Porto (nada mal). Cruzamos o Rio e fomos parar no Botequim Nostalgic, é o tipo do lugar que gosto no começo da viagem, um bar bem movimentado com uns drinks legais (apesar de ter bebido cerveja) e com uns petiscos bons também (comemos chouriço assado e polvo). Na verdade, é difícil comer algo ruim em Porto.

Depois disso, fomos até o Peter Café Sport para assistir a final da Champions League. É um lugar para beber algo e ver um jogo. Caso você esteja com uma turma grande, tem um ambiente mais reservado na parte de cima que é bem legal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Qual Cave em Porto devo ir?

As principais marcas de vinho do Porto fazem uma cave na cidade (adega). Em geral, são lugares bem amplos, com tour, museu e degustações (a melhor parte). Escolhemos a Taylor’s, porque era bem recomendada e vimos no programa Lugar Incomum de Didi Wagner ;). Além disso, ficava a 400m do nosso AP – http://multishow.globo.com/programas/lugar-incomum/videos/4444585.htm

Valeu muito a pena. Pagamos 12 euros, por pessoa, com direito a tour com audio guide e degustação de 3 vinhos. Gostei muito do ambiente e tem uma lojinha show no final.

Não precisamos fazer reserva, fui lá um dia antes e me falaram que não era necessário. Talvez precise se for um tour com guia.

Dica: se você tiver com tempo e gostar muito de vinho do Porto, recomendo ir a mais de uma cave.

8

Restaurantes em Porto

Tenho pouco tempo em Porto e não quero errar nos restaurantes.

É fácil comer bem por lá. Mas um restaurante que não tem erro é a Taberninha do Manel, tanto para almoço quanto para jantar. Fica do lado de Vila Nova de Gaia (Av. Diogo Leite 308).

Pedi um Polvo à Lagareiro com batatas a murro: que negócio bom da po##a! Como ficamos muito tempo, pedimos sangria, vinho, vinho do porto, mexilhões e chouriço assado (é um chouriço português que vem pegando fogo, muito bom). Com essa quantidade comida para duas pessoas, deu pra ficar estufado e bêbado. Até porque você quer comer e beber tudo!

Para quem vai no jantar, recomendo pegar uma mesa dentro, porque mesmo no verão pode fazer frio à noite. Pegamos fora e depois mudamos para dentro. Também recomendo chegar cedo porque pode ter fila.

Ribeira e Baixa do Porto:

Atravessando a ponte, você chega na Ribeira. Lugar cheio de bares e restaurantes, muitos turistas, região bem legal pra andar e conhecer. Andando mais para dentro, chega-se até a Baixa do Porto, onde estão grandes pontos de interesse turístico: a Avenida dos Aliados, o Mercado Bolhão, a torre dos clérigos, bares, cafés, a famosa região da Galeria de Paris, e muitas coisas interessantes.

Galeria de Paris

Vale a pena dar uma andada por essa região, principalmente à noite, tem muitos bares legais. Demos uma andada por lá à tarde e decidimos ir até a Livraria Lello, acho que foi minha única decepção em Porto. Talvez a culpa tenha sido minha por gerar uma grande expectativa, além disso, para entrar, tinha que comprar ingresso (6 euros). Para quem vai comprar um livro, o valor da entrada reverte para compra, então vale a pena.

*Existe uma livraria em Buenos Aires chamada El Ateneo, que foi a melhor que já entrei, pensei que era algo parecido, mas não chegava aos pés.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Passeio em barco pelo Rio Douro

Existem vários passeios pelo Rio Douro. Como não tínhamos muito tempo e queríamos um pouco mais de velocitá, decidimos fazer o Xtreme Jet, que é um rolé num speed boat. A moça que nos vendeu disse que “molhava um bocadinho”. Eu não sabia que bocadinho em Portugal tinha o mesmo significado de “para caralho” no Brasil. O resultado final tá nesse vídeo, ficamos completamente molhados (não só a roupa, mas  passaporte e dinheiro), mas valeu cada centavo! Para quem gosta de um pouquinho de adrenalina, está recomendadíssimo.

boa
Xtreme Jet Boat River – Rio Douro
E aí, voltaria?

Com certeza! A impressão que fiquei é que ela é uma cidade grande com algumas características de interior, então você encontra o melhor dos dois por lá.

Porto é incrível com muitas coisas pra conhecer e fazer. Vejam mais dicas dessa cidade nesse post do Leve na Viagem

Quer nos ajudar a manter o blog? Então, quando for reservar seu hotel, utiliza o nosso link do booking ou vai na caixinha de pesquisa do booking que tem na página do blog. A gente fica muito agradecido!

35 Comments

  1. Ainda não conheco Portugal, mas tenho muita vontade. Tenho uma amiga que foi pra Cascais também e ADOROU! Disse ser super astral, ainda mais no verão!
    Preciso inserir na minha próxima Eurotrip.
    Beijao

  2. Acredita que tinha a mesma impressão que você, um país meio sem graça.. Mas acompanhei sua trip pelo instagram achei sensacional, adorei ler os relatos pelo blog agora. Ótimas dicas, obrigada por compartilhar com a gente bjss

  3. Aqui também adoramos o Portugal por ser esse pais lindo, acolhedor e de boa gastronomia. Ate me encontrar e casar, meu marido ainda dizia que era a melhor gastronomia do mundo. Melhor apos a francesa né ?! 🙂
    Aquela livraria q voce falou é a livraria do Harry Poter ?

  4. Engraçado que eu pensava que nem vc.. Falava, Portugal ultimo destino que quero conhecer.. mas a gente vai amadurecendo e conhecendo mais as coisas.. hahahahaha sou louca pra ficar pelo menos 1 vez viajando por lá. adorei as dicas e vou super aproveitar

    1. Ainda bem que a gente amadurece, né? kkkk Já quero planejar uma trip só por Portugal também, muita coisa que ainda quero conhecer… =)

  5. Boa tarde! Muito legal ver um post sobre Portugal! É um dos próximos destinos que quero ir! Apesar de muita gente deixar Portugal de lado nas eurotrip! Eu acho essencial, por todas essas questões que você ressaltou! Parabéns

    1. Obrigada!! Hoje afirmo com todas as letras que Portugal é muito mais do que as pessoas imaginam. Já quero voltar e conhecer novos destinos por lá =)

  6. Que bacana esse post! Eu ainda não conheço Portugal, mas tenho muita vontade de conhecer! Adorei as fotos, dicas e o vídeo ficou sensacional 🙂

    1. Pois é, a gente tem certas impressões dos lugares, mas é tão bom quando a opinião muda pra melhor, não é? Quando um destino supera suas expectativas =)

  7. Quando alguém me fala de Portugal meus olhos não brilham e falo: Ah não tenho vontade de ir! Mas depois desse post e do video me animei =D é mto bom quando o lugar nos surpreende né?? Ficou show!!

    1. É tão bom quando um destino supera nossas expectativas, nos surpreende tão positivamente. Foi assim com Portugal, de todos os lugares que conheci nesse país =)

  8. Também tinha essa impressão de ser meio sem graça, mas mesmo assim queria conhecer. Então adorei saber mais e tirar essa impressão. Agora é que tenho mais vontade ainda de conhecer!

  9. Que cidade incrível! Ainda não conheço Portugal, mas pelo que tenho visto ultimamente acredito que seja um país encantador, com lugares que agradam a todos. Quando for planejar minha viagem irei seguir suas dicas e incluir Porto, ainda mais por ser tão perto de Lisboa. Parabéns pelo post e obrigado por compartilhar a sua experiência.

  10. Se os planos derem certo, vamos morar em Portugal. Estamos tirando a dupla cidadania e a Karin (namorada) tem familia em Portugal, e agora vendo seu post ficamos com mais vontade ainda de ir.
    Adoramos as dicas dos lugares tudo muito lindo.

  11. Se os planos derem certo, vamos morar em Portugal. Estamos tirando a dupla cidadania e a Karin (namorada) tem família em Portugal, e agora vendo seu post ficamos com mais vontade ainda de ir.
    Adoramos as dicas dos lugares tudo muito lindo.

  12. Sempre achei que Portugal fosse um país interessante, só pelo fato de ter muita história já me fascina. Mas quanto mais leio, mais tenho vontade de ir logo, principalmente pra provar a tão famosa gastronomia! Já salvei seu post porque amei as dicas!!

  13. Amei esse post, quanta dica boa!
    Minha amiga esteve lá faz pouco tempo e também amou. Definitivamente preciso conhecer.
    Dizem que a comida lá é maravilhosa mesmo.
    Parabéns pelo post super show!

    Beijokas

    1. A comida já é famosa, né? Nunca comi nada ruim por lá. As cidades que passei, são encantadoras. Você precisa conhecer mesmo, pra saber o que é de perto =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *