Roteiro de um dia por: Óbidos, Nazaré e Fátima

Óbidos, Nazaré e Fátima: cidades próximas de Lisboa que valem uma visita

Portugal é um destino fascinante. Tem muitas cidades lindas, muita cultura, gastronomia, vinhos maravilhosos, atrações turísticas imperdíveis e muito mais. Já tivemos a oportunidade de conhecer alguns destinos portugueses, entre eles Porto, Algarve, Lisboa, Sintra e, em nossa ultima viagem, em novembro de 2019, além de conhecer mais ainda Lisboa, pudemos visitar cidades próximas como Óbidos, Nazaré e Fátima.

Perto de Lisboa tem várias cidades lindas e é muito fácil chegar até elas.

Alugamos um carro e conhecemos no mesmo dia Óbidos, Nazaré e Fátima. Para fazer esse tipo de roteiro de forma mais eficiente, a melhor maneira é alugando carro ou fechando tour com alguma empresa.

Vai curtir Lisboa também? Clique aqui e saiba quais as melhores atrações, restaurantes, dicas econômicas e muito mais.

Passando uma manhã em Óbidos:

Que cidade encantadora! Uma parte cercada por muralhas, bem no estilo medieval, com direito a castelo e tudo mais. Óbidos fica a 85km de Lisboa e é bem tranquilo dirigir até ela.

castelo-obidos-1024x680
Castelo de Óbidos
castelo-obidos2-1024x680
Castelo de Óbidos

O que fazer por aqui é bem simples. Tudo de interessante está dento da cidade murada e não é muito grande, rapidinho você conhece tudo. As ruas são uma gracinha, fique a vontade se perdendo por elas. Tem várias lojinhas, bares, padarias, livraria, restaurantes… enfim, vá andando e conhecendo tudo.

Tem um castelo que é muito lindo, pena que não pode entrar. A não ser que você seja hóspede do hotel (isso mesmo, hoje em dia é um hotel). Mas, a parte de fora esta toda livre para você apreciar e tirar muitas fotos.

Não deixe de andar pelas muralhas. Mas, se tem medo de altura, talvez não seja tão atraente, pois, grande parte do trajeto é aberto, ou seja, não tem muro ou grade de um dos lados e têm partes estreitas.

ruas-óbidos-1024x680
Ruas de Óbidos

Outra coisa imperdível e a ginjinha. Já ouviu falar? É uma bebida típica dessa região, tipo um licor, e ela é servida num copinho de chocolate. Você toma a ginjinha e depois come o copinho. É uma delicia e imperdível.

 

Segunda parada: Nazaré das ondas gigantes

Essa cidade não estava nem no nosso roteiro, mas decidimos visitá-la de ultima hora (por isso que é uma ótima ideia alugar um carro). De Óbidos até ela, da uns 42km (30 min). Estávamos com mais um casal e fomos apreciar as famosas ondas de Nazaré.

Tem um museu do surf, fica dentro do Forte de São Miguel, não lembro quanto custa a entrada, mas é barata. Vale a pena entrar, além de ter uma vista linda, tem várias histórias de surfistas, inclusive brasileiros, e muita história interessante sobres as ondas gigantes da cidade. Na parte de fora, na frente do forte, você chega num lugar que é massa pra apreciar as ondas, muitas pessoas ficam ali, bem pertinho do mar… É realmente fantástico.

DSC00878-1024x683
Nazaré

Última parada: Fátima

De Nazaré até Fátima, leva uns 40 minutos, são 62km de estrada. Eu sempre quis conhecer esse lugar, com uma energia tão única. Há várias lojinhas espalhadas, que vendem muitas lembrancinhas, muita coisa religiosa.

O lugar onde fica o Santuário é muito grande. Tem igreja, tem missa em vários horários, tem lugar pra acender velas, tem padre pra abençoar suas compras (como terço). Enfim, é um lugar muito especial para quem é católico ou simplesmente acredita que ali tem algo realmente diferente.

DSC00985-1024x683
Fátima
fatima-1024x680
Fátima

 

Não ficamos muito tempo, pois já estava escurecendo e caiu uma chuvinha de leve. Mas valeu muito a pena, ainda pretendo voltar outras vezes.

 

Dicas gerais sobre as cidades visitadas:

Restaurante em Óbidos: almoçamos nesse lugar muito, mas muito bom, chamado A Nova Casa de Ramiro. Quem puder, vá sem medo que a gastronomia é das melhores.

Bar em Óbidos: tomamos ginjinha no bar Ibn Errik Rex com uma decoração bem medieval e interessante. Adorei.

Todos os lugares achamos estacionamento facilmente. Então, muito tranquilo ir de carro. Saia cedo de Lisboa e curta bastante o dia que vale muito a pena.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *